MANOBRAS COM CAIAQUES

 

IMPORTANTE: TODAS AS MANOBRAS DEVEM SER FEITAS SOB A SUPERVISÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA.

Manobra de Rolamento em Caiaque

A parte principal de corrigir uma virada em um caiaque é chamado de "hip snap". É uma boa idéia para aprender este movimento com a ajuda de um assistente antes de você tentar usar um remo para fazer a manobra completa, caso contrário você acaba por ter de sair do barco, enquanto está de cabeça para baixo. Se você não tem o luxo de uma piscina para práticar em seguida, faça em um mar calmo utilizando a frente de um outro caiaque parceiro, como mostram os seguintes diagramas. O objeto de um rolamento de esquimó é trazer o barco de volta com o seu corpo, com um mínimo de esforço para que você possa continuar a navegar pelo mar. Tentando empurrar seu corpo ao longo do caiaque é um exercício inútil e muito cansativo.

"Hip snap"


"Hip snap"

Para uniformizar estas instruções assume-se que você está do lado direito, e seu rolamento seria feito na direção mostrada nos diagramas.

Coloque as duas mãos sobre a parte da frente do seu companheiro de caiaque e curve seu caiaque tanto quanto seu corpo irá deixá-lo ir. Sua cabeça deve estar apoiada em suas mãos, e sua orelha esquerda muito perto de seu ombro esquerdo. Seu lado esquerdo estará muito perto de (se não tocar), a borda do cockpit. Você terá de apertar o seu abdomên (barriga, músculos), para manter o seu caiaque em um ângulo correto em relação ao seu parceiro do barco. Certifique-se de manter os músculos rigidos para que não comecem a recuar para trás ou você pode ferir seu ombro direito.



O "Hip snap" é feito com um rápido, poderoso movimento.
Seu joelho direito é orientado firmemente no alto da caiaque enquanto sua bochecha esquerda se apoia no barco. Os músculos do tronco fazem o seu trabalho no hip snap. Mantenha sua cabeça repousa sobre suas mãos enquanto você puxa o caiaque com as costas eretas. O instinto natural é de levantar a cabeça para fora da água, para que você possa respirar, mas você tem que ir contra este instinto, e ser capaz de fazer o movimento com sucesso e, eventualmente, o rolamento completo.

Mantenha sua cabeça em suas mãos até o rolamento completo do caiaque.


Esta imagem mostra o que é chamado de "recuperação" da posição. Repare que a cabeça foi transferida para o ombro esquerdo, à direita. Depois que seu caiaque estabilizar você trás o seu corpo para o centro de gravidade do sistema.

Quanto mais você praticar este movimento, melhor você começará a fazê-lo. . Lembre-se. A manobra não deve exigir muito esforço.

MOVIMENTO ERRADO


Basta lembrar ... NUNCA levantar a cabeça e tentar empurrar seu corpo sobre o caiaque. Você irá colocar uma grande quantidade de peso sobre o casco do seu companheiro de caiaque, tire seus braços e ombro direito, e você irá tirar seu tronco músculos tentando puxar o caiaque de volta sob seu corpo.

 


Agora que você tem confiança para fazer a virada com o "hip snap" com assistência, está na hora de tentar desvirar utilizando um remo como auxílio à sua flutuabilidade.
Existem dois tipos básicos de rolo que são os Rolos de varredura , e o do Rolo de cintura . Ambos são eficazes. É uma questão de escolha pessoal de qual estilo você usará.

 

O Rolo de varredura

O Rolo de varredura


Este diagrama mostra a configuração de uma posição com a mão direita varrendo para execução do rolo.
(O movimento do rolo de cintura é semelhante) Curve-se à sua esquerda (aqueles trabalhos de concentração novamente...) e coloque suas mãos para fora da água, mantendo os antebraços contra o lado do seu caiaque. Coloque o seu punho direito em posição de torção no remo, lâmina vai ter uma ligeira subida de ângulo em que varre para longe da frente do caiaque e sobre a superfície da água.


Mantenha sua cabeça perto da superfície, uma vez que conduz a varredura de seu corpo e remada em torno da distância do lado do caiaque. Mantenha seu cotovelo esquerdo perto de seu corpo para que o seu lãmina do seu remo direito permaneça próximo à superfície da água. Se você levantar o braço esquerdo vai fazer o remo direito mergulhar e perder o benefício da varredura.

Sua virada começa ao mesmo tempo que a sua varredura. Estamos no instante mais importante do rolamento. Do perfeito sincronismo dos diferentes movimentos dependerá o sucesso. Simultaneamente, você deverá dar prosseguimento à varedura iniciada e executar uma requebrada da cintura; seu toráx já havia iniciado um movimento que, agora, culmina na tentativa de nivelar o caiaque. Prossiga, jogando o corpo para trás. Tudo isso no instante em que o remo, ainda próximo à tona, ficar perpendicular ao caiaque. Os movimentos, em sincronia, devem ser executados com vigor e rapidez.


O "hip snap" é iniciado quando começa a varredura e continua até que o rolo esteja concluído.Você será ligeiramente inclinado para trás no final do rolo com a cabeça inclinada para seu ombro direito. O caiaque já deverá estar praticamente desvirado, seu toráx já parcialmente fora da água; a cabeça segue po último.
A recuperação começa quando você estiver usando a pá do remo já na altura da cintura e quando você endireitar as costas e se preparar para remar com a outra pá. Para começar a remar você chama a outra pá que está fora da água com toda a força até que esteja centrado ou equilibrado novamente.
O Rolo de cintura

O Rolo de cintura

Este diagrama mostra a configuração de uma posição com a mão direita para fazer o rolo de cintural. Curve-se à sua esquerda (aqueles trabalhos de concentação novamente...) e coloque suas mãos para fora da água, mantendo seu antebraços contra o lado do seu caiaque. Coloque seu punho direito ao longo da frete da lâmina de seu remo, lâmina que vai ter uma ligeira subida ângulo em que varre para longe da frente do seu caiaque e acima da superfície da água. Manter toda a pá para fora da água para manter uma posição curvada em que se comprima o abdômen.



Mantenha sua cabeça perto da superfície, uma vez que conduz a varredura de seu corpo e a remada em torno da distância ao lado do caiaque.
Seu braço esquerdo fica ao longo do casco do caiaque. Certifique-se que a lâmina está o mais próximo possível da parte dianteira do caiaque e que a pá do remo esteja paralela à superfície da água. Mantenha seu remo direito com a lâmina fora da água até que esteja perpendicular ao centro da caiaque. Comece a varredura , da.pá do remo dianteira, com um arco largo para fora afastando-se do casco e o mais perto da superfície possível.

Um erro muito comum das pessoas e tentar rolar com o corpo perpendicular ao barco, profundamente na água e longe da superfície.

A pá do remo continua a viajar em um arco largo ao longo da superfície da água. Sua cabeça está alcançando a superfície da água. O joelho no lado oposto do caiaque está pronto para começar a pressionar o casco.



O "hip snap" é feito assim que você terminar a varredura com seu remo.
Durante a sua varredura o seu corpo é estabilizado por uma grande força resultante, e a virada é a resultante desta. A pressão é tão poderosa que você vai colocar muito pouca pressão descendente sobre o remo. Puxe para baixo e para perto do casco a mão que está longe e dentro da água. Lembre-se de manter a sua cabeça para baixo até que seja levantada por seu corpo após a rotação do caiaque. Sendo assim deixe cair sua cabeça sobre o ombro e mantenha-na na água. A cabeça deve estar justa sobre o corpo e ser a última parte a sair da água. Comece a relaxar a força empregada no joelho que estava precionando o casco.
.
A recuperação é simplesmente uma continuação do "hip snap". Você não será inclinado para trás, mas apenas inclinado para o lado. Seu remo irá apoiá-lo para centrar-lhe a cabeça e ombros no caiaque. O rolo termina com uma elevada e forte remada. Agora pode-se respirar novamente.


Uma vez que você domina o lado direito, aprenda a fazê-lo do outro lado.
Mantenha a prática cada vez que você for remar e até que se torne um instinto natural. Com um consistente e confiável rolo você será capaz de ter confiança ao navegar em um caiaque. Um rolamento bem executado só dura algo em torno de 2 segundos, considerando todas as fases descritas acima.

No treinamento, não tenha essa pressa, o fôlego normal lhe permite tranqüilamente realizar o rolamento em 10 ou 15 segundos. O único desconforto é a água que poderá entrar pelo nariz. Usando-se um pregador de nariz, o conforto é total. Com o tempo, aprende-se a soltar um pouco de ar pelas narinas para impedir a entrada da água. No mar onde cada segundo é importante, valerá saber executar a esquimotagem o mais rápido possível .

IMPORTANTE: TODAS AS MANOBRAS DEVEM SER FEITAS SOB A SUPERVISÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA.


 

Voltar